Arquitetura Funcional

Com o BCETR pretende-se dar reposta aos seguintes objectivos:

  1. Desenvolver uma arquitetura que permita à generalidade dos operadores de transportes de passageiros, mesmo os integrados nas redes de menor dimensão e nas que funcionam com vários operadores e em sistema fechado, implementar modelos server based a custos contidos estabelecendo um caminho de migração progressivo e gradual. 
  2. Permitir a capacidade de migração das redes atuais dos operadores no sentido da agregação das transações próximo do tempo real, propondo um caminho que tenha em conta as infraestruturas baseadas em sistemas e processos legados. 
  3. Conseguir a evolução da consolidação dos dados com base em processos batch suportados por bases de dados relacionais e transacionais, tirando partido dos repositórios big data. 
  4. Permitir o registo de dados em Tempo Real através da mudança de paradigma do tratamento de dados em batch para a ingestão e disponibilização dos dados em tempo real, permitindo garantir a redução do tempo de latência das transacções e a sua consolidação central, assegurando um registo das transações no sistema central próximo do online em tempo útil de utilização. 
  5. Conseguir a exploração dos dados em tempo real e a derivação contínua de indicadores e alertas. Efetivamente a exploração dos dados e a sua publicação em tempo útil é hoje um requisito fundamental para os sistemas de grande interação com o público, permitindo a análise de grande quantidade de eventos produzidos em tempo real para a derivação contínua de indicadores importantes e para a geração de alertas que permitam uma melhoria da oferta. 
  6. Conseguir a alimentação em contínuo dos sistemas informacionais a partir dos dados operacionais, com a evolução da arquitetura tradicional de ETL que continua a ser utilizada pela grande maioria dos operadores de transporte. Com efeito, a disponibilização imediata da informação para análise e publicação é um requisito fundamental para a modernização dos sistemas de informação dos transportes de passageiros, sendo também necessário assegurar que a publicação de informação consolidada e consistente para a produção de relatórios operacionais não põe em causa a agilidade de análise e publicação de dados informativos de tempo real para os utilizadores.