Desafios

A realização do BCETR propõe ultrapassar alguns desafios:

1

1) Generalização da utilização dos repositórios big data: apesar de estar proposta a substituição total dos repositórios transacionais e relacionais por repositórios big data, os estudos a efetuar podem demonstrar outros caminhos. Poderá assim ser necessário manter algum do processamento usando repositórios tradicionais. Existem dificuldades identificadas na migração do processamento atual para os repositórios big data sendo este um dos temas nucleares do estudo técnico e científico. Dado que esta não é ainda uma prática generalizada na indústria para sistemas operacionais poderá ter de ser avaliada uma alternativa ao plano de substituição total.

2

2) Extensão das ferramentas event driven até aos dispositivos terminais: um dos objetivos propostos pelo BCETR é a utilização de ferramentas usadas na consolidação e eventos para o processamento das transações de bilhética do tipo “event driven”. A extensão destas ferramentas até aos dispositivos de bilhética poderá não ser possível dado que estes equipamentos têm capacidades limitadas e na atualidade ainda estão baseados em sistemas operativos proprietários e suportados por redes de comunicação pouco fiáveis. Poderá por isso ser necessário desenvolver conectores específicos e de suporte às comunicações com os equipamentos existentes para suporte à entrega das transações e sua integração nas plataformas centrais para permitir a utilização de ferramentas vocacionadas para o “data ingestion”.

3

3) Efetiva integração de alguns desenvolvimentos tecnológicos nos processos de negócio: alguns objetivos do projeto são fortemente disruptivos com o estado de arte quando se está a falar de bilhética de transportes públicos de passageiros em áreas metropolitanas onde coexistem vários operadores que prestam este serviço, o que irá exigir desenvolvimentos que permitam atingir as metas tecnológicas e de inovação estabelecidas, garantindo a segurança e a fiabilidade dos processos, os quais não é certo que sejam possíveis de atingir. Um dos desafios principais a atingir será a necessidade de conciliação do “event streaming” com a fiabilidade necessária na contabilização financeira das compensações associadas a essas transações.