Sobre o Projeto

O BCETR visa a criação de uma inovadora arquitetura de bilhética para registo, consolidação e processamento das transações num servidor central e em tempo útil, permitindo a integração das ofertas dos operadores de transportes públicos (card-based) assim como a integração com outros serviços de mobilidade (server-based).

Entende-se por tempo útil, a consolidação da transação durante a utilização de um serviços de transportes de forma que esteja disponível centralmente antes da utilização do próximo serviço.

Assim, com o projeto BCETR, a Link Consulting desenvolverá uma oferta pioneira de suporte aos sistemas de recolha e processamento dos dados e eventos de bilhética dos transportes públicos, o que permitirá registar essas mesmas transações próximo do tempo real, substituindo os processos de batch massivos por outro tipo de processamento mais adequado ao tratamento dos dados em tempo útil, ou seja, próximo do tempo real. Esta abordagem permite a implementação de uma arquitetura de informação de  o processamento dos eventos próximo do tempo real e a disponibilização online dos dados em tempo útil, o que é uma das condições consideradas fundamentais para fazer evoluir a bilhética e a mobilidade e no espaço urbano.

O projeto BCETR também se enquadra na área de atuação Mobilidade Inteligente pois permitirá a exploração dos dados em tempo real e a sua publicação em tempo útil, o que é hoje um requisito fundamental para os sistemas de interação com o grande público. A deteção de anomalias que possam ser corrigidas a tempo pela gestão operacional é um dos requisitos da arquitetura de informação dos sistemas modernos.

Acresce que o projeto BCETR também permitirá a alimentação contínua dos sistemas informacionais a partir dos dados operacionais, o que também será uma grande evolução, pois a arquitetura tradicional na maioria dos operadores de transporte consolida a informação nos repositórios operacionais com grandes tempos de latência face à sua produção.